São João del Rei
A histórica São João del Rei é a maior cidade setecentista do estado de Minas localiza-se no Campo das Vertentes, e é polo de várias cidades de sua região e do sul do estado. Cercada por duas serras é bela e propícia à prática de ecoturismo e variados esportes.
Grandiosa, moderna e agitada na área contemporânea. Pacata e cultural na sua parte histórica, São João del-Rei se insere como uma cidade singular. Dotada de uma vasta gama arquitetônica, na qual não se restringe apenas ao Barroco. Na sua parte histórica (protegida do restante da cidade) é possível observar diversas linhas arquitetônicas.
Engana-se quem pensa que o motivo primário da fundação da cidade foi a exploração do ouro. Na época, o então arraial situado ao Sul das Minas Gerais foi criado com o objetivo de ser um entreposto entre Paraty-RJ e as cidades da região central de Minas Gerais (Ouro Preto, Mariana, Conselheiro Lafaiete entre outras). Ou seja, era uma via a qual se escoava a produção mineral dessas localidades para o litoral e posterior envio a Portugal. Mais tardiamente é que se foi encontrado ouro em grande quantidade na cidade.
São João del-Rei é conhecida também por ser uma cidade universitária devido aos centros de ensino presentes no município, a alta variedade de cursos e a enorme expansão da UFSJ e pelo grande número de repúblicas estudantis espalhadas pela cidade. Será implantado na cidade o segundo curso de Medicina da Universidade.
Nasceram, em São João del-Rei o presidente eleito do Brasil em 1985 Tancredo Neves; o cardeal dom Lucas Moreira Neves; Otto Lara Resende; padre José Maria Xavier (compositor sacro); Francisca Paula de Jesus (a “santa” Nhá Chica, que está em via de ser canonizada pelo Vaticano), dentre outros.
São João del Rei é acima de tudo uma cidade linda, historicamente rica, e hoje um polo agitado e de oportunidades.